Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de março de 2011

Heinsenberg e sua incerteza!!!


Werner Karl Heisenberg nasceu em Würzburg na Alemanha, foi um famoso físico, laureado com o Prémio Nobel da Física e um dos fundadores da Mecânica Quântica.
Heisenberg doutorou-se pela Universidade de Munique, em 1923, e foi o chefe do programa de energia nuclear da Alemanha Nazi, apesar da natureza do seu trabalho nesta função ter vindo a ser fortemente debatida.
Em 1924 Heisenberg tornou-se assistente de Max Born no centro universitário de Göttingen, transferiu-se para Copenhaga, onde trabalhou com Niels Bohr.
Em 1925 desenvolveu a Mecânica Matricial, o que constituiu o primeiro desenvolvimento da Mecânica Quântica.
Em 1927 passou a ensinar física na Universidade de Leipzig, onde enunciou o Princípio da Incerteza ou Princípio de Heisenberg, segundo o qual é impossível medir simultaneamente e com precisão absoluta a posição e a velocidade de uma partícula, isto é, a determinação conjunta do momento e posição de uma partícula, necessariamente, contém erros não menores que a constante de Planck. Esses erros são desprezíveis em âmbito macroscópico, porém se tornam importantes para o estudo de partículas atômicas; as duas grandezas podem ser determinadas exatamente de forma separada, quanto mais exacta for uma delas, mais incerta se torna a outra.
Em 1932, Heisenberg recebeu o prémio Nobel da Física pela "criação da mecânica quântica, cuja aplicação possibilitou, entre outras, a descoberta das formas alotrópicas do hidrogénio".
De 1942 a 1945, dirigiu o Instituto Max Planck em Berlim. Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou com Otto Hahn, um dos descobridores da fissão nuclear, no projecto de um reactor nuclear.
Heisenberg organizou e dirigiu o Instituto de Física e Astrofísica de Göttingen.
Em 1958, o Instituto de Física e Astrofísica foi mudado para Munique, onde o cientista se concentrou na pesquisa sobre a teoria das partículas elementares, fez descobertas sobre a estrutura do núcleo atómico, da hidrodinâmica das turbulências, dos raios cósmicos e do ferromagnetismo.
Albert Einstein e outros cientistas rejeitaram as idéias do físico, pois estas romperam em grande parte os princípios imóveis da física newtoniana. O "princípio de Heisenberg", utilizando fartamente o cálculo estatístico, além de mecanismos desenvolvidos para a comprovação de suas teorias, abriu um novo campo não só para a Física, mas para a teoria do conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores